segunda-feira, 23 de abril de 2012

Unidades de Informação na Web 2.0: conceitos, práticas e estratégias


1 A Web 2.0: novo paradigma – Introdução

  •  1.1 Conceitos essenciais
  • 1.2 O poder das Redes Sociais. O que são e porque hoje elas fazem parte das estratégias organizacionais. O que vem a ser colaboração na prática?
  • 1.3 O que são serviços informacionais 2.0 ?

2 Criando e usufruindo de serviços informacionais na Web 2.0 – Parte prática

  • 2.1 Redes Sociais: Google+, Facebook,  Linkedin e outras
  • 2.2 Colaboraçao e compartilhamento: Delicious e suas páginas favoritas na web,  Google docs,  Google wiki-site,  Twitter (descubra o poder desta ferramenta) e  Slideshare
  • 2.3 Agregador de notícias (leia seus sites favoritos em uma única ferramenta):
    Google Reader e Outros leitores de notícias
  • 2.4  Criando um Blog
  • 2.5 Criando sua própria Intranet: iGoogle

3. Planejamento estratégico de um projeto Web 2.0: passos
essenciais – Fechamento

  • 3.1 Conceitos essenciais de Planejamento Estratégic0
  • 3.2 Barreiras institucionais
  • 3.3 Análise de cenários
  • 3.4 Análise SWOT
  • 3.5 Roteiro para planejar suas ações

4. Considerações finais

  • 4.1 Para onde vamos mesmo?
  • 4.2 Discussão de texto e fechamento do curso.

DATA


21 e 22 de Junho de 2012 (São Paulo)

CARGA HORÁRIA


14h

DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 A Web 2.0: novo paradigma – Introdução

  •  1.1 Conceitos essenciais
  • 1.2 O poder das Redes Sociais. O que são e porque hoje elas fazem parte das estratégias organizacionais. O que vem a ser colaboração na prática?
  • 1.3 O que são serviços informacionais 2.0 ?

2 Criando e usufruindo de serviços informacionais na Web 2.0 – Parte prática

  • 2.1 Redes Sociais: Google+, Facebook,  Linkedin e outras
  • 2.2 Colaboraçao e compartilhamento: Delicious e suas páginas favoritas na web,  Google docs,  Google wiki-site,  Twitter (descubra o poder desta ferramenta) e  Slideshare
  • 2.3 Agregador de notícias (leia seus sites favoritos em uma única ferramenta):
    Google Reader e Outros leitores de notícias
  • 2.4  Criando um Blog
  • 2.5 Criando sua própria Intranet: iGoogle

3. Planejamento estratégico de um projeto Web 2.0: passos
essenciais – Fechamento

  • 3.1 Conceitos essenciais de Planejamento Estratégic0
  • 3.2 Barreiras institucionais
  • 3.3 Análise de cenários
  • 3.4 Análise SWOT
  • 3.5 Roteiro para planejar suas ações

4. Considerações finais

  • 4.1 Para onde vamos mesmo?
  • 4.2 Discussão de texto e fechamento do curso.

METODOLOGIA

A Oficina foi planejada para aprofundar algumas das principais ferramentas conforme destaque no conteúdo programático.
A maior parte da Oficina será prática com tempo para o participante poder exercitar e fixar os conceitos. O foco será na aplicação da ferramenta para a criação de serviços informacionais.
O texto para discussão e encerramento da Oficina será enviado aos participantes uma semana antes do curso.

PÚBLICO ALVO

Profissionais das áreas de Informação e Comunicação: Bibliotecários, Arquivistas, Museólogos, Jornalistas, Advogados e demais profissionais que necessitem aplicar conceitos e estratégias da Web 2.0 para criarem e aprimorarem novos serviços em unidades de informação ou mesmo de forma produtiva para seu uso pessoal  ou profissional.

CERTIFICAÇÃO

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso (presencial ou on-line), carga horária, docente (s) conteúdo programático e data.

Informações adicionais

Vagas: 20 vagas
Horário: 9h às 12h30min – 14h às 17h30min – 4 coffee-breaks incluídos.
Local: Centro de Treinamento da DoMore! – Av. Paulista 807, 18 andar (São Paulo – S.P.) Próx. à estação do metrô Trianon/Masp
Mapa, estacionamento, hotéis, restaurantes e lazer na região

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$ 800,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$ 720,00

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Cartões de crédito em até 3 x sem juros
  • Boleto Bancário
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA
Fonte: http://www.contentmind.com.br