quinta-feira, 31 de maio de 2012

Acessibilidade: Museu de Arte Moderna




Ontem fiz um post sobre a Pinacoteca de São Paulo e continuando nessa linha de acessibilidade, hoje chega a vez do Museu de Arte Moderna - MAM. O Museu também se localiza em São Paulo. A Área de Acessibilidade do MAM foi criada para que o museu seja um espaço sem barreiras, sejam elas físicas; sensoriais ou intelectuais fazendo com que as pessoas percebam e sintam realmente que esse universo lhes pertence. O museu promove a diversidade de públicos, e as atividades são elaboradas visando à conexão das diferentes linguagens, assim como às diversas percepções da arte contemporânea.

O Programa Igual Diferente existe desde 2002 com projetos e atividades especializadas para o público em geral. Por meio de parcerias com instituições de saúde e educação especial e com projetos sociais, o Programa promove cursos regulares de diferentes modalidades artísticas assim como palestras, oficinas, visitas e eventos.

        O Museu também dispõe de biblioteca que funciona desde 1978 e foi modernizada em 1996, com reestruturação física e informatização de todo o Acervo. A biblioteca possui cerca de 65 mil títulos entre livros, catálogos de exposições, teses, revistas especializadas, documentos históricos, cartazes, além de hemeroteca e outras mídias, fotografias e correspondências. A Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM preserva e disponibiliza material bibliográfico sobre arte moderna e contemporânea, sobretudo brasileira, ao público em geral, e atende professores, pesquisadores, críticos de arte e curadores, do Brasil e do exterior. O acervo está disponível também online.