Faz dois anos que Camila e eu visitamos a capital de São Paulo e dentre as diversas coisas bacanas que vimos, destaco as áreas internas do metrô, que dispõe de pequenas bibliotecas e também máquinas de livros.
Com base numa pesquisada breve, descobri que para atender a população que percorre o lugar todos os dias, existem quatro bibliotecas que trazem o nomeEmbarque na Leitura. Elas integram o projeto "Ler é Saber" do Instituto Brasil Leitor (IBL), que consiste numa parceria entre o Metrô de São Paulo e o IBL, entidade que administra as bibliotecas, facilita o acesso aos livros e oferece acervos completos para empréstimo gratuito.
Já estávamos contentes por ver isso quando nos deparamos com uma máquina de livros. Era do tipo que se vê em filme (mas as dos filmes vendem refrigerantes). Com livros nunca havíamos visto e ficamos, impressionadas.
Naquela época, as máquinas ofereciam livros com valores, a partir de R$ 2,00, mas atualmente soube que há uma promoção que diz "Pague quanto acha que vale"...Como a máquina não aceita moeda, e como a menor nota em papel é R$ 2,00, continua um bom valor! Bons títulos à preços muito acessíveis!
Mila com Máquina de livros em 2010. |
As máquinas em 2012 |
O metrô de São Paulo é um mundo. Tantas linhas, tanta gente, tantos destinos, tantas coisas. E o lugar parece ainda maior, para alguém que sai de Manaus para encontrar a filha, que saiu de Belo Horizonte e que, de forma combinada deveria esperar a mãe na estação de desembarque rodoviário.
A teimosa não estava. E por celular, novo combinado. Fica ai, vou te encontrar...Apesar do desconhecido, facilmente nos achamos e em meio a choro, alivio e saudade começamos naquele momento a viver um final de semana dos mais feliz. Um aniversário para comemorar, o aniversário da minha Mila, filha querida que vivo apresentando por aqui.