sábado, 25 de agosto de 2012

Bujaru recebe a primeira biblioteca pública da zona rural paraense


Da Redação
Agência Pará de Notícias

Na próxima segunda-feira (27), o Pará dá mais um importante passo na difusão da leitura e informação com a inauguração da primeira biblioteca pública instalada pelo Estado na zona rural, no município de Bujaru, nordeste paraense, em uma ação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará, da Fundação Cultural Tancredo Neves.

Bujaru já tem uma biblioteca pública no centro da cidade, inaugurada em 2010, mas o município enfrenta a mesma dificuldade identificada no interior do Pará: devido às dimensões geográficas do Estado, muitas sedes municipais se localizam a grandes distâncias da zona rural, dificultando o acesso à leitura para os moradores.

A Fundação Tancredo Neves propôs, então, a instalação de mais de uma biblioteca púbica em municípios com grandes proporções territoriais. A iniciativa descentraliza as ações de incentivo à leitura e é inédita no Brasil, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura. Além de Bujaru, estão em processo de implantação outras cinco novas bibliotecas públicas nas zonas rurais do Estado, nos municípios de Santana do Araguaia, Bonito, Tomé-Açu, Abaetetuba e Muaná.



O secretário do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará, Guilherme Relvas, explica a importância dessas novas salas de leitura para um Estado de proporções continentais como o Pará. “A população residente na zona rural representa cerca de 35% da população paraense, e os equipamentos que já foram implantados estão localizados nas sedes dos municípios. Dependendo da distancia das comunidades, grande parte dessa população continua sem ter acesso”, diz.

A implantação de bibliotecas nas zonas rurais dá continuidade a uma jornada do Governo do Pará pela criação de espaços públicos de acesso à leitura e à informação no Estado. Um dos marcos nessa busca já foi alcançado em março deste ano, quando a ministra da Cultura, Ana Buarque de Holanda, esteve em Belém para a inauguração da biblioteca de Afuá, ação que zerou o déficit de municípios sem biblioteca pública no Estado.

Nos últimos 20 meses, a Fundação Tancredo Neves inaugurou 20 novas bibliotecas públicas no Estado, contando com a de Bujaru. Essas inaugurações foram possíveis pela parceria das diversas esferas do poder público. O município fornece o imóvel e o quadro funcional e o governo federal entra com a mobília, os equipamentos audiovisuais e o acervo.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br