Por EDUFBA
O livro “Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação”, organizado por Luis Sayão, Lídia Brandão Toutain, Flavia Garcia Rosa e Carlos Henrique Marcondes, será lançado hoje (10), a partir das 16h30, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA. Publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia, o livro terá seu lançamento dentro das atividades do “Seminário do Repositório Institucional e Acesso Livre”.
O objetivo desse livro é analisar Repositórios Institucionais, cuja finalidade é gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica, artística e cultural produzida pelas instituições. Essa visibilidade que promove uma salutar competitividade entre elas permite o acesso e a divulgação, com maior rapidez, às conquistas e inovações nas áreas artísticas e técnico-científicas, através da gestão do patrimônio documental e iconográfico relativo à produção dessas instituições.
A estrutura do livro contempla questões que vão dos softwares livres a preservação digital, passando por abordagens sobre a preservação da memória, arquitetura da informação, recuperação da informação, insumos, preservação digital. O texto introdutório contextualiza a temática central do livro – repositórios institucionais e acesso livre – de forma ampla e atual dentro dos novos paradigmas da comunicação científica. A última parte do livro é enriquecida com relatos de experiências que com certeza contribuirão para que outras instituições de ensino superior trilhem esse caminho da disponibilização de conteúdos de forma ampla e sem barreiras, pautada na Iniciativa de Arquivos Abertos e no Movimento de Acesso Livre.
Baixe o livro: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/473
Fonte: http://blog.crb6.org.br/