sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MUSEU THÉO BRANDÃO


O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré (antiga sede da UFAL), no Pontal da Barra, na administração do reitor Nabuco Lopes, onde fora a sede da Universidade Federal.
Recebeu o nome de Théo Brandão, em razão de ter sido criada para abrigar a coleção de arte popular que o professor e folclorista Théo Brandão doou à Universidade Federal de Alagoas.

Em 1977, por ocasião da V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do Museu foi transferida para um prédio de arquitetura eclética, situado na Avenida da Paz, 1490, centro de Maceió, que veio a ser a sua sede própria.O Museu passou por alguns percalços, mas finalmente foi restaurado em 2001.

O Museu Théo Brandão promove entre os dias 21, 22 e 23 de agosto a Semana das Culturas Populares , com seminários, lançamento de livro, abertura de exposição, apresentações de folguedo e teatro, oficina de dança popular, e contará também com a 9ª edição da entrega do Prêmio Gustavo Leite. Para visualizar a programação acesse o site: Alagoanos, sobretudo Cultura. O Museu também tem uma página no Facebook
Fonte: http://inforbibliorose.blogspot.com.br