terça-feira, 28 de agosto de 2012

Editora Miguilim comemora 30 anos com série de eventos gratuitos


Programação com exposição, palestras, oficinas, narração de histórias e lançamento de livros acontecem na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, durante o mês de setembro
A editora Miguilim, referência no mercado editorial infantojuvenil mineiro e brasileiro, completa 30 anos encantando gerações de crianças, jovens e adultos. Para comemorar três décadas de produção literária, a Miguilim promove, durante o mês de setembro, exposição, palestras, oficinas, narração de histórias e lançamento de livros na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, em BH. A programação é gratuita.
Como forma de homenagear escritores e leitores da Miguilim, a exposição “Atrás das páginas” mostra os bastidores da produção de um livro. Paineis gigantes mostram, a partir de objetos, textos e ilustrações originais, o processo de feitura de um livro, que conta a participação de escritores, ilustradores, artistas plásticos, editores, revisores e técnicos.
Além disso, também estarão expostas pinturas rupestres, considerados os primeiros registros da escrita, e as etapas do processo de impressão, desde a prensa de Gutemberg até os equipamentos de última geração. Grupos escolares poderão agendar, pelo telefone (31) 3269-1223, visita guiada entre os dias 10 e 24 de setembro, às 14h30, seguida de narraçblog.crb6.org.brias com Beatriz Myrrha.
Antes, no dia 1º de setembro, sábado, às 11h, haverá o lançamento do livro “Kids & Songs: para cantar em inglês”, com apresentação do coral infantil do Colégio Nossa Senhora das Dores. A maestrina, Kênia Chantal, especialista em educação musical, é co-autora do livro com Cláudia Mol, ilustrado por Eduardo Santos.
No dia 5, quarta-feira, às 14h, haverá a oficina “A literatura infantojuvenil e a pedagogia do deslumbramento”, com a escritora Joana Cavalcanti, autora do livro “As setes saias da lua”. Voltada para educadores, bibliotecários e contadores de histórias, o objetivo é trabalhar as dimensões da literatura para a infância e juventude, associadas às práticas pedagógicas, e refletir sobre o processo de mediação para esse público. Inscrições pelo e-mail divulgacao@editoramiguilim.com.br ou pelo telefone (31) 3269-1223.
No dia 15, sábado, às 10h, a narradora de histórias Aline Cântia e o instrumentista Chicó do Céu fazem a Hora do conto e da leitura, com narração de histórias, leitura e musicalização a partir das obras literárias da Miguilim.
Já no dia 20, quinta-feira, às 19h, a professora da PUC Minas Maria de Lourdes Gouveia dá palestra sobre a palavra escrita no contexto do mundo grego arcaico, a partir do texto “Bem te conheço voz errante nas quebradas/manténs vivas as coisas nomeadas”.


Quadrinhos
No dia 22, sábado, às 10h, a oficina “Quadrinhos rasos”, com os quadrinistas Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, autores do premiado “Achados e perdidos”, da Miguilim, propõe uma iniciação ao processo de criação de quadrinhos, com exercícios práticos. Inscrições pelo e-mail divulgacao@editoramiguilim.com.br ou pelo telefone (31) 3269-1223.
No dia 27, quinta-feira, às 19h, haverá o lançamento da antologia “Adolescência & Cia”, de escritores do Coletivo 21, entre eles Antonio Barreto, Branca Maria de Paula, Caio Junqueira Maciel, Cláudio Martins, Jorge Fernando dos Santos, Leo Cunha, Neusa Sorrenti, Ronald Claver e Ronaldo Guimarães. Em seguida, haverá bate-papo com os autores, que falarão sobre o processo de escrita e o tema do livro, a adolescência.
Como encerramento das atividades, a arte-educadora e contadora de histórias Sandra Bittencourt recebe o público para a palestra “Andar entre livros: leitura em família” no dia 29 de setembro, sábado, às 10h. A proposta é destacar a importância da leitura em ambiente familiar para o desenvolvimento da linguagem, imaginação e sentidos das crianças. Inscrições também pelo e-mail divulgacao@editoramiguilim.com.br ou pelo telefone (31) 3269-1223.
Miguilim, 30 anos
Criada no início da década de 1980, a Editora Miguilim foi pioneira na publicação literária para jovens e crianças no Brasil e reuniu educadores como Antonieta Cunha, Bartolomeu Campos de Queirós e Terezinha Alvarenga. Lançamentos e reedições seguem sua linha editorial, pautada em projetos gráficos bem cuidados, diversidade de temas e o trabalho de novos escritores e ilustradores mineiros.
Entre os autores que fizeram parte de sua história, estão Angela Leite com “Lição das Horas”, ilustrado por Luiza Pessoa, Antonio Barreto com “Lua no Varal”, ilustrado por Paulo Bernardo, Bartolomeu Campos de Queirós com “Indez”, “O peixe e o pássaro” e “Flora”, esta última obra com desenhos de Maurizio Manzo, Priscila Freire em “Conversa de Corpo”, ilustrado por Marcos Coelho Benjamin, Santuza Abras com a coleção Tererê, Terezinha Alvarenga em “A mãe da mãe da minha mãe”, com ilustrações de Ângela Lago, e Terezinha Costa Val com “A bruxa Zambaia”.
Com diversos prêmios no currículo, destaque para o Jabuti de literatura infantil, João de Barro nacional, alguns da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e a menção na lista de honra da International Board On Books For Young People, com sede em Londres, na Inglaterra, entre os cem melhores livros para crianças.
Agenda
Dia 1º (sábado), às 11h – Apresentação do coral infantil do Colégio Nossa Sra. das Dores e lançamento do livro “Kids & Songs: para cantar em inglês”
De 4 a 29 – Exposição “Atrás das páginas”
Dia 5 (quarta), às 14h – Oficina “A literatura infantojuvenil e a pedagogia do deslumbramento”
De 10 a 24, às 14h30 – Visitas guiadas à exposição “Atrás das páginas”
Dia 15 (sábado), às 10h – Hora do conto e da leitura
Dia 20 (quinta), às 19h – Palestra “As coisas nomeadas”
Dia 22 (sábado), às 10h – Oficina “Quadrinhos rasos”
Dia 27 (quinta), às 19h – “Lançamento da antologia “Adolescência & Cia” e bate-papo com autores do Coletivo 21
Dia 29 (sábado), às 10h – Palestra “Andar entre livros: leitura em família”
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21
Telefone: (031) 3269-1223
INFORMAÇÕES
Pedro Paturle
Telefone: (031) 9204-7390
E-mail: ed.miguilim@gmail.com