sexta-feira, 24 de agosto de 2012

20% dos eBooks da Amazon são domínio público, 352 apenas de Machado de Assis


Um dado curioso no catálogo de eBooks em português da Amazon, é o volume expressivo de livros de domínio público. Em um universo de 6 mil eBooks, mais de 1,2 mil (ou 20% do total) são de autores de língua portuguesa, disponíveis em domínio público. Muitos títulos têm inúmeras versões idênticas.
Este fênomeno da multiplicação de eBooks de domínio público acontece, porque qualquer pessoa pode copiar o livro e colocá-lo à venda, sem dever direitos autorais a ninguém. É uma prática sem nenhum ilícito, que rende uns trocados para bastante gente, mas foi banida há alguns anos pela Amazon, ao menos para eBooks em inglês, justamente por encher a loja online com incontáveis versões repetidas dos mesmos livros.
Se descontarmos os eBooks enquadrados na situação acima, o catálogo em português da Amazon (hoje) cai de 6 para 4,8 mil eBooks, menos da metade do que possuem as livrarias brasileiras. Inclusive, montamos um ranking dos autores de domínio público mais publicados na Amazon. Na cabeça, claro, Machado de Assis, com 352 obras. Vários autores na lista são portugueses.
Qtd eBooks – Autor
352 – Machado de Assis
138 – Camilo Castelo Branco
73 – Fernando pessoa
73 – José de Alencar
58 – Eça de Queiroz
52 – Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco
45 – Alexandre Herculano
36 – Aluísio Azevedo