quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Bibliotecário frente a editoração de periódicos científicos


Apesar da escassez em alguns setores da sociedade, bem como do conhecimento, a profissão de bibliotecário é visada por outros desses setores. Um dos ambientes onde o bibliotecário pode ser considerado como profissional indispensável é no processo de editoração de periódicos científicos.

Este é um mercado que está em constante expansão e ainda mais quando atrelado ao surgimento das Tecnologias da informação e da comunicação (TIC's), que certamente representam ótimas oportunidades para a atuação do bibliotecário.

Sempre que são publicadas pesquisas acerca das descobertas da ciência, se faz necessário que estas sejam bem disseminadas e constantemente atualizadas e é claro que isso compete a um profissional qualificado para tal tarefa. Os periódicos científicos são publicações que se repetem em intervalos regulares de tempo e que intentam promover a comunicação da Ciência entre os pesquisadores de todo o globo.

Por meio das novas tecnologias há a possibilidade da interação não somente com a máquina, mas entre as próprias pessoas, quanto a dialogarem umas com as outras, a partilharem de suas experiências. A atividade editorial no meio eletrônico também trata com o hipertexto, a multimídia e a hipermídia, pois as informações precisam estar bem acessíveis e estão disponibilizadas no World Wide Web.

O profissional bibliotecário deve ser ético no momento de exercer a sua profissão, mantendo uma postura de seriedade e que também atue de forma crítica, criativa e eficaz na identificação e no processamento de demandas informacionais através da aplicação de conhecimentos teórico-práticos apoiados nas tecnologias disponíveis e no gerenciamento de serviços e recursos informacionais.

Para que o profissional bibliotecário venha a atuar com competência, ele deve: manter-se atualizado, liderar equipes, trabalhar em equipe e rede, demonstrar conhecimento de outros idiomas, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de negociação, agir com ética, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade empreendedora, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar proatividade e por fim demonstrar criatividade. Essas competências foram levantadas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Para que suas práticas não se tornem obsoletas, todo e qualquer profissional precisa capacitar-se e o bibliotecário não fica de fora deste grupo, pois com o passar do tempo novas técnicas haverão de surgir, colidindo com as atuais, que se tornarão passado e então cederão lugar as novas, que chegarão prontas para aqueles que tenham conhecimento acerca delas. Vemos também que o conhecimento acerca de outros idiomas tem sido algo importante em diversas profissões. Este serve para a tradução e a disponibilização dos artigos em outras línguas, principalmente quando o periódico é bilíngue ou multilíngue.

A editoração de periódicos científicos é uma das possibilidades na qual o bibliotecário pode estar inserido, pois este tem sido um meio de comunicação muito eficiente quanto ao acesso das informações por meio eletrônico, mediante as tecnologias.

É importante que as faculdades de biblioteconomia possuam em seu currículo, disciplinas que sejam voltadas à editoração, pois ainda há uma restrição quanto ao conhecimento e a atuação neste mercado de trabalho. Não somente na editoração de periódicos científicos, mas em outros outros de outras diversas áreas.


Referência

MAIMONE, G.; TÁLAMO, M. F. A Atuação do Bibliotecário no Processo de Editoração de Periódicos Científicos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianopólis, v.13, n.2, p.301-321, jul./dez., 2008.