quinta-feira, 3 de maio de 2012

E-book: “Letramento Informacional: Pesquisa, Reflexão e Aprendizagem”


Por Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque*
 

Apresento-lhes o e-book intitulado “LETRAMENTO INFORMACIONAL: PESQUISA, REFLEXÃO E APRENDIZAGEM”,  publicado pela Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília,  disponível gratuitamente no link: http://leunb.bce.unb.br/handle/123456789/22.

A obra origina-se, parcialmente, de tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília, mas incorpora outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Utiliza-se um resumão – “pontos importantes” – ao final de cada capítulo para melhorar a compreensão do texto. Trata-se de uma publicação de livre acesso, em caráter experimental.


Os pontos mais importantes referem-se à proposta de um arcabouço conceitual do letramento informacional e à importância de implementar o referido processo desde a educação infantil. Para tanto, são abordados os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da informação. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. A título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica e os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação.

Outros aspectos fundamentais são o esboço de um mapa das competências informacionais de pesquisadores brasileiros em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e a discussão do papel dos infoeducadores e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas.
*Professora Doutora da Universidade de Brasília.