Por Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque*
Apresento-lhes o e-book intitulado “LETRAMENTO INFORMACIONAL: PESQUISA, REFLEXÃO E APRENDIZAGEM”, publicado pela Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, disponível gratuitamente no link: http://leunb.bce.unb.br/handle/123456789/22.
A obra origina-se, parcialmente, de tese
de doutorado, defendida na Universidade de Brasília, mas incorpora
outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro
estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de
letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e
questões práticas. Utiliza-se um resumão – “pontos importantes” – ao
final de cada capítulo para melhorar a compreensão do texto. Trata-se de
uma publicação de livre acesso, em caráter experimental.
Os pontos mais importantes referem-se à
proposta de um arcabouço conceitual do letramento informacional e à
importância de implementar o referido processo desde a educação
infantil. Para tanto, são abordados os conceitos de aprendizagem e as
relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da
informação. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para
desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma
contextualizada. A título de exemplificação, apresenta-se proposta dos
conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na
educação básica e os principais desafios para implementação do
letramento informacional na educação.
Outros aspectos fundamentais são o
esboço de um mapa das competências informacionais de pesquisadores
brasileiros em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library
(ACRL/USA) e a discussão do papel dos infoeducadores e das bibliotecas
como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo
pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais
sobre a implementação do letramento informacional nas escolas.
*Professora Doutora da Universidade de Brasília.