quinta-feira, 26 de julho de 2012

Palestra on-line sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente sob uma ótica infocomunicacional


Divulgo a palestra abaixo, que terá por público-alvo profissionais que trabalham com informática no contexto da saúde.


Tema: O Prontuário Eletrônico do Paciente Visto por uma Ótica Infocomunicacional

A Diretoria de Educação de Capacitação Profissional da SBIS  tem o prazer de convidar para a palestra on-line no III Ciclo de Seminários de TI em Saúde.

Data: 6 de agosto de 2012, 20:00 - 21:30 h (horário de Brasilia)
Transmissão por webvideoconferência:
Site: http://sbis.virtual.org.br/course/view.php?id=30
Acesso somente para inscritos.
Caso queira se inscrever: http://sbis.virtual.org.br/mod/resource/view.php?id=20

Número limitado de vagas.

Resumo da Palestra:  A qualidade da informação do prontuário do paciente não deve ser associada apenas a aspectos tecnológicos, mas a múltiplos aspectos, dos quais destacamos: o contexto de comunicação e de produção do prontuário, a complexidade do conteúdo do prontuário propriamente dito, e o contexto de recepção do prontuário. Considerando tais aspectos, a abordagem a ser explorada nesta apresentação é infocomunicacional, da qual se deriva o foco no ser humano, principal elemento no desenvolvimento, registro e uso de prontuários com qualidade. Portanto, aspectos relacionados ao ser humano produtor e usuário do prontuário eletrônico do paciente terão a máxima atenção nesta análise.

Palestrante: Prof. Dr. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília com estágio na Université de Montréal, e pós-doutorado em Medicina Baseada em Evidência pela Faculty of Medicine da McGill University. Docente do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Suas pesquisas e atividades voltam-se para a informação e saúde. Na graduação, é responsável pelas seguintes disciplinas da USP: Documentação em saúde; Comunicação e divulgação dos conhecimentos em saúde; Fontes de informação em saúde; Terminologias em saúde; e Tecnologias da informação em saúde. Na pós-graduação,colabora nas disciplinas da UNICAMP: Tecnologia e informação em saúde; e Métodos de pesquisa para engenharia de computação.
 Lattes: http://lattes.cnpq.br/9163421021115381
Realização: Diretoria de Educação e Capacitação Profissional. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde