Apresentação
Desenvolver um bom sistema e criar uma boa interface com usuário pressupõe conhecimentos adicionais aos dos desenvolvedores e designers.É importante conhecer comportamentos e entender reais necessidades da população usuária. Por meio de exercícios e atividades práticas, a oficina apresentará as principais técnicas qualitativas e quantitativas utilizadas para levantar requisitos dos usuários e para avaliar interfaces.Objetivos do curso
- Discutir o valor da pesquisa com usuário com vistas a melhorias de sistemas e interfaces
- Apresentar e exercitar as principais técnicas para levantamento de dados com usuários
DATA
25 de agosto (São Paulo)CARGA HORÁRIA
8hDOCENTE(S)
-
Prof. Dr. Robson Santos Doutor
e Mestre em Design pela PUC-RJ na área de concentração de Ergonomia e
Usabilidade e Interação Humano-computador. Atuou como pesquisador no
Instituto Nokia de Tecnologia trabalhando com usabilidade e experiência
do usuário em serviços e produtos móveis. Atuou também como consultor em
projetos de experiência do usuário. Atualmente é especialista em
produtos de canais eletrônicos no grupo Itaú Unibanco trabalhando com
usabilidade e experiência do usuário. Graduado em Desenho Industrial
pela Escola Superior de Desenho Industrial (UERJ/ESDI), tem como temas
de interesse metodologias para avaliação de usabilidade e experiência do
usuário, redes sociais, dispositivos e serviços móveis. Possui diversos
artigos publicados no Brasil e no exterior, com larga experiência
profissional na área de usabilidade tendo participado de projetos
profissionais de abrangência global. Interesses: Pesquisa etnográfica,
Sistemas de Informação, Interfaces gráfica com usuário, Busca e
localização de informação, Navegação em ambientes ricos em informação,
Usabilidade, Interação Humano-Computador, Experiência do usuário,
internet e Multimídia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Usabilidade: conceitos básicos2. Aspectos e medidas e usabilidade
2.1 Norma ISO 9241-11
2.2 Efetividade
2.3 Eficiência
2.4 Satisfação
2.5 Tarefas
2.6 Usuários
2.7 Contexto
2.8 Indicadores da experiência de uso
3. Técnicas para avaliação de usabilidade
4. O que é avaliação de usabilidade
5. Categorias de técnicas para avaliação de usabilidade
5.1 Listas de verificação
5.2 Avaliação heurística
5.3 Grupo de foco
5.4 Avaliação cooperativa
5.5 Análise da tarefa
5.6 Teste formal de usabilidade
6. Roteiro para realizar avaliação de usabilidade
6.1 Etapas
6.2 Como realizar a avaliação de usabilidade
Metodologia
- Explanação de conceitos, com atividades práticas de fixação
Público alvo
- Designers, webdesigners e arquitetos de informação
- Desenvolvedores de ambientes digitais e aplicativos
- Profissionais da área de Comunicação e afins
- Gestores de conteúdo em ambientes digitais: websites, intranets e portais
- Profissionais da Informação envolvidos em projetos na Web
- Demais profissionais e estudantes interessados em adquirir conceitos e ingressar na área de usabilidade e experiência do usuário
Certificação
Constam do certificado a modalidade de curso presencial, carga horária, docente, conteúdo programático e data.Informações adicionais
Vagas: mínimo de 10 e máximo de 20 vagasHorário: 9:00 às 13:00 – 14:00 às 18:00 – 2 coffee-breaks incluídos.
> Faça sua inscrição e aguarde nosso contato
> O curso será confirmado somente se atingir um número mínimo de 10 inscrições
> Caso não seja atingido o número mínimo, o curso será adiado para nova data a ser combinada com os inscritos
Local: Centro de Treinamento da DoMore! – Av. Paulista n. 807, 18 andar, São Paulo, SP – Entre estações do metrô Brigadeiro e Trianon/Masp
Mapa, estacionamento, hotéis, restaurantes e lazer na região
INVESTIMENTO
Inscrição Individual | Valores |
1 Participante | R$600,00 |
3 ou mais participantes (preço por participante) | R$500,00 |
Nossas Formas de Pagamento
- Depósito bancário
- Cartões de crédito em até 3 x sem juros
- Boleto Bancário
- Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
- Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
- Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
- Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
- Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA