terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bibliotecas jurídicas na web!


Biblioteca Digital do Senado Federal
Usuários: a Biblioteca Digital do Senado Federal, construída com o software DSpace, disponibiliza conteúdos para qualquer interessado em assuntos relacionados ao Poder Legislativo brasileiro, desde operadores do direito até o cidadão em busca de informações disponibilizadas pelo Senado Federal.
Conteúdo e formato dos documentos: o conteúdo está distribuído em 9 coleções: Produção Institucional, Direitos do Cidadão, Acessibilidade, Constituinte nos Jornais, Banco de Notícias, Obras Raras, Periódicos, Senadores e Publicações Externas. Os arquivos estão disponíveis, na sua grande maioria, em HTML e PDF. A busca pode ser realizada por título, autor, assunto e data. A busca avançada permite selecionar a coleção completa ou uma coleção específica, assim como oferece operadores booleanos e permite pesquisar nos seguintes campos do documento: Autoria, Título, Assunto, Resumo, Fonte, Série, Publicador, Identificador e Idioma.
Diferenciais: possui o Serviço de Alertas, via e-mail, bem como oferece RSS. Em Meu Espaço e Editar Perfil, o usuário pode habilitar suas preferências em receber os novos itens da coleção completa ou de uma coleção específica.
***
Consórcio BDjur – Biblioteca Digital Jurídica
Usuários: trata-se de uma biblioteca digital em Direito que, dada a especificidade dos materiais, é mais voltada aos operadores do direito, especialmente aqueles interessados na doutrina, legislação e jurisprudência e demais informações relacionadas ao Poder Judiciário brasileiro.
Conteúdo e formato dos documentos: há documentos em texto (PDF), vídeo (FLV) e possivelmente outros, pois atualmente conta com 199204 registros de 7 repositórios: BDJur no CJF, BDJur no MPPB, BDJur no Senado, BDJur no STJ, BDJur no TRF2, BDJur no TRT1 e BDJur no TRT15. A pesquisa simples pode ser realizada nos campos autor, título, resumo e assunto. A pesquisa avançada, por sua vez, permite a pesquisa por esses e outros campos, a saber: repositório, categoria, data, língua, patrocinador e tipo. Além disso, é possível pesquisar cada repositório individualmente.
Diferenciais: a Pesquisa de Acesso Aberto indica que a pesquisa pode ser realizada gratuitamente por qualquer usuário conectado à Internet, já que o site utiliza o software desenvolvido pelo Public Knowledge Project.

Fonte: http://mundobibliotecario.wordpress.com/2012/01/17/biblioteca-juridicas-na-web/?mid=57