O projeto para a obra de construção da Biblioteca Municipal de Dalian, na China, apresentado pela empresa austríaca Architects Collective, é o resultado harmônico entre uma arquitetura moderna e a essência da cidade.
Inspirada em uma rosa, símbolo de Dalian, a construção curvilínea “aflora”, conceitualmente, em direção ao céu e, com sua estrutura externa transparente, cria uma forte conexão com a natureza ao seu redor, em especial com o oceano, localizado a poucos metros do local.
No centro do edifício, um jardim, de forma triangular, abriga uma área a céu aberto, para leitura e descontração.
A biblioteca tem suas paredes externas revestidas em vidro e seu interior na cor branca. O design futurístico e minimalista, aliado à ampla iluminação natural, fazem com que a estrutura se diferencie das tradicionais bibliotecas, decoradas com móveis de madeira e aço.
Do último andar, é possível avistar a bela baía da cidade. A proposta dos arquitetos é que o prédio se transforme em um mirante e ponto turístico da cidade.
O projeto, de 50 mil metros quadrados, foi orçado em 50 milhões de euros.Fonte: http://www.portobello.com.br/blog/design/guia-arquitetonico-biblioteca-municipal-de-dalian-china/