sábado, 13 de outubro de 2012

Chamada de Trabalho para o XXV CBBD – 2013


XXV CBBD - 7 a 10/072013 - FLORIANÓPOLIS

Prazo para envio de trabalhos: 30/03/2013


O Congresso tem como Tema central:
Bibliotecas, Informação, Usuários –Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação 
As Áreas Temáticas definidas e os Procedimentos para apresentação e avaliação dos trabalhos encontram-se disponíveis a seguir.

1  TEMÁTICAS DO XXV CBBD 2013
Temática I:  Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente
Especificidade e aplicabilidade em Bibliotecas e Serviços de informação. Características das tecnologias versus ambientes de informação e seus usuários. Relações profissionais e pessoais em ambiência digital. Políticas, metodologias e aplicativos para gestão e curadoria de acervos bibliográficos, memoriais e institucionais. Aplicações 2.0 e experiências em redes sociais online. Livros e leitura digitais e portabilidade. Competências e tecnologias na era digital. Avaliação da usabilidade de recursos de tecnologias da informação.
Temática II: Transcompetências: diferenciais do usuários e do profissional da informação
Competências na ambiência das Bibliotecas e Serviços de Informação. Formação dos profissionais da informação. Metacompetências e transcompetências em Bibliotecas e Serviços de Informação. Competências de acesso e uso da informação para a construção do conhecimento. Perspectivas e tendências de estudos e pesquisas sobre Competências em informação. Advocacy. Defesa de interesses, engajamento, ativismos e atuação dos profissionais da informação.


Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade
Inovação e sustentabilidade em Bibliotecas e Serviços de Informação. Projetos e alianças estratégicas. Compromisso social e responsabilidade em Bibliotecas e Serviços de Informação. Promoção do desenvolvimento sustentável em Bibliotecas e Serviços de Informação. Requisitos e valores para uma economia sustentável em Bibliotecas e Serviços de Informação. Bibliotecas Verdes. Avaliação de bibliotecas e serviços de informação.

Cada autor poderá inscrever no máximo 5 (cinco) trabalhos, sendo que a contagem do número de trabalhos não distingue autoria de co-autoria. Ressalva-se que cada trabalho deverá ser inédito e que o mesmo não poderá ser apresentado em mais de uma área temática. O número máximo de autores nos trabalhos é 5 (cinco).