quinta-feira, 25 de outubro de 2012

E-BOOKS


capa-marta.jpgTÍTULO:Estudos avançados em Arquivologia
ASSUNTO: Ciência da Informação

Organizador: Marta Lígia Pomim Valentim 
ISBN: 978-85-7983-266-6PÁGINAS: 318
ANO: 2012



 

A coletânea de textos que compõem o livro Estudos Avançados em Arquivologia apresenta quinze capítulos elaborados por dezesseis autores de instituições brasileiras, espanholas e portuguesas. O primeiro capítulo trata da gestão documental em ambientes empresariais; na sequência apresenta-se a avaliação de arquivos aplicando instrumentos de medição; o terceiro capítulo enfoca a fotografia como documento de arquivo; os paradigmas arquivísticos de investigação são tratados no quarto capítulo; a documentação imagética para a constituição da memória é enfocada no quinto capítulo; na sequência apresenta-se a grounded theory como método de investigação aplicado à Arquivologia; o sétimo capítulo apresenta uma reflexão sobre a pesquisa na área de Arquivologia destacando sua evolução; a importância da descrição arquivística para o posterior acesso e recuperação de documentos é destaque do oitavo capítulo; a formação do profissional arquivista no Brasil é tema do nono capítulo; na sequência a 'identificação' é apresentada como uma metodologia de pesquisa para o campo da Arquivologia; o décimo primeiro capítulo apresenta uma reflexão sobre o diálogo existente entre a Arquivologia, a Biblioteconomia, a Museologia e a Ciência da Informação; a tipologia documental como instrumento para a seriação de documentos é tema do décimo segundo capítulo; na sequência apresenta-se a mediação da informação no âmbito da Arquivologia; o décimo quarto capítulo apresenta uma reflexão sobre a aproximação conceitual da Arquivologia com a abordagem da gestão da informação e do conhecimento; o décimo quinto e último capítulo debate a relação entre a tipologia documental e o processo decisório.


capa-ebook-politica-de-indexacao.jpgTÍTULO: Política de Indexação
ASSUNTO: Ciência da Informação

Editores: Isidoro Gil Leiva & Mariângela Spotti Lopes Fujita
ISBN: 978-85-7983-199-7PÁGINAS: 260
ANO: 2012



 
Este livro é resultado da colaboração científica entre os pesquisadores Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”, Campus de Marília, e Prof. Dr. Isidoro Gil Leiva da Universidade de Murcia, Espanha, que trabalham com a temática política de indexação sob diferentes perspectivas. Em especial, decorre da pesquisa “Política de indexação para bibliotecas” junto ao CNPq com bolsa Produtividade em Pesquisa, nível 1C, da Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita cujo desenvolvimento tem propiciado orientações de várias pesquisas e publicações nesta temática com os demais autores deste livro. Nesse sentido, o objetivo comum de todos os autores é apresentar estudo sobre política de indexação sob três diferentes aspectos: teórico, metodológico e pedagógico. Os capítulos do livro foram organizados em três partes antecedidas pelo capítulo 1: Aspectos Teóricos (Parte I); Aspectos Metodológicos (Parte II); Aspectos Pedagógicos (Parte III) e Considerações finais (Parte IV). A primeira parte, composta por cinco capítulos, dedica-se à perspectiva teórica sobre a política de indexação. O capítulo seguinte, o sétimo, compõe a segunda parte que dedica-se a analisar os aspectos metodológicos para a elaboração de política de indexação. A terceira parte do livro, composta por dois capítulos, visa os aspectos concernentes à uma ação pedagógica para a elaboração de manual de política de indexação tanto na formação inicial como na formação continuada do catalogador. No décimo e último capítulo da quarta parte, é dedicado às considerações finais com vistas às Perspectivas da política de indexação para a formação e atuação profissional de bibliotecários.


R$ 12,00
TÍTULO: Glossário de termos técnicos em Ciência da Informação - Inglês/Português
ASSUNTO: Ciência da Informação
Autora: Mariângela Braga Norte
ISBN:  978-85-7983-075-4 PÁGINAS: 48
ANO: 2010


  
A terminologia de Ciência da Informação em inglês e português, em um conjunto de 1.132 termos, é aqui apresentada para uso de alunos, docentes, pesquisadores e profissionais bibliotecários e arquivistas que necessitam compreender com mais precisão e profundidade o significado de termos técnicos que fazem parte do cotidiano cada vez mais globalizado de bibliotecas e arquivos. É com esse intuito que a Professora Doutora. Mariangela Braga Norte elaborou este Glossário uma vez que se deparou com a dificuldade de seus alunos de graduação de Biblioteconomia e Arquivologia, na disciplina "Inglês Instrumental", quanto à competência linguística de termos técnicos em inglês e seus significados em português. O esforço em garantir a aprendizagem e a competência lingüística de seus alunos o tema da pesquisa realizada durante o Programa de Estágio Docente de Pós-Doutorado na University of Leeds, Inglaterra, sob orientação do Prof. Dr. John Holmes, que resultou na elaboração deste glossário. A autora tem a formação adequada que lhe propicia realizar com competência a elaboração de um glossário como este, pois além de seu pós-doutorado tem mestrado e doutorado na área de Letras e Livre-Docência sobre "Experiência Docente: Leitura em Língua Inglesa e Termos Técnicos na Ciência da Informação". A forma simples e correta de apresentação do glossário demonstra que o objetivo principal é fornecer aos leitores interessados um instrumento de trabalho atualizado e apropriado para o campo da Ciência da informação. Termos como Virtual Library (cf.p.99), que aparecem na literatura estrangeira mais amiúde pelo seu significado inovador, são potencialmente instigantes ao exercício profissional de bibliotecários e às pesquisas em andamento em Ciência da Informação. Neste glossário, a exemplo de vários outros termos, a definição tem a devida garantia literária e é feita com uso de citações de textos consagrados na literatura publicada sobre o assunto para fornecer ao leitor uma compreensão que vai além da simples tradução do termo. Mas, para outros termos a autora também coloca seu conhecimento à disposição para preencher o campo definitório quando a literatura não oferece condições para isso, ou quando existe mais de uma definição, organiza-as de modo consistente e para facilitar ainda mais a compreensão do leitor, inclui exemplos e remissivas. A inserção da Professora Doutora Mariângela Braga Norte na área de Ciência da Informação se deve não só pela sua convivência com os colegas do Departamento de Ciência da Informação, no qual me incluo com respeito e admiração, mas, sobretudo, pela sua afinada convivência com a sala de aula o que proporciona a devida garantia de uso deste glossário que é, certamente, muito bem vindo. (Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita, Titular do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP  - Campus de Marília.)


R$ 25,00
TÍTULO: Ciência da Informação: múltiplos diálogos
ASSUNTO: Ciência da Informação
ORGANIZADORES: Helen de Castro Silva & Maria Helena T.C. de Barros
ISBN: 978-85-60810-16-1PÁGINAS: 116
ANO: 2009


  

A coletânea de oito textos reunidos neste livro apresenta reflexões sobre a ciência da informação, sobre a informação como um de seus objetos de estudo e a sobre as perspectivas de formação e atuação dos profissionais ligados à informação. Os textos abordam a organização, a transferência e a preservação da informação e seus suportes digital ou impresso, como o livro antigo ou raro, por exemplo. Também é tratada a necessidade de se atentar as informações não estão registradas, como no caso das manifestações culturais, por exemplo, cujo conteúdo dificilmente é considerado nos fazeres da área, mas não podem ser desprezadas. As políticas nacionais e internacionais voltadas para a informação e a cultura são analisadas de forma a verificar a possibilidade do estabelecimento da sociedade da informação na região e o papel do bibliotecário neste processo. Outros dois textos tratam das relações da ciência da informação com outras áreas do conhecimento, como as letras, por exemplo, e o impacto produzido por esses diálogos na produção científica da área. Finalmente, as perspectivas de atuação para os profissionais que lidam com a informação são delineadas, tendo em vista a validade dos princípios básicos da formação deste profissional nos novos cenários que se vislumbra. Os autores - Johanna W. Smit, Solange Mustafa, Emir José Suaiden e Sidney Barbosa - são pesquisadores de grande representatividade no cenário nacional ou possuem destacada atuação profissional na área: Ana Virgínia Paz Pinheiro e Maria Cecília da Fonseca. A obra conta ainda com duas prestigiosas contribuições de autores de reconhecimento internacional: Isidro Fernández-Aballi e Thomas Froelich. Esperamos que a obra possa fomentar os debates sobre a formação do profissional da informação e contribuir nas reflexões científicas sobre a Ciência da Informação.

Fonte: http://www.marilia.unesp.br/#!/laboratorio-editorial/catalogo/e-book/