quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Exposição: “O olhar do artista sobre o livro esquecido”



Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Coordenação Pedagógica e Formação e da Coordenação Municipal do Programa Nacional do Livro Didático, vem desenvolvendo um novo modelo de gestão para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no âmbito do Município, assumindo o compromisso de implementar, integrar e articular ações entre as escolas da Rede Municipal de Educação, objetivando dar destinação e aproveitamento adequados aos livros didáticos distribuídos pelo MEC/FNDE.
Nesse sentido, foram desenvolvidas ações culturais com a finalidade de valorizar o livro didático que esteja fora de seu triênio de validade e destinado ao descarte e/ou doação, e para suscitar reflexões sobre as possibilidades de reaproveitá-lo didaticamente, na própria escola. Como parte dessas ações, foi organizada a exposição coletiva “O olhar do artista sobre o livro esquecido”, com obras de arte e peças artesanais criadas a partir de livros didáticos em desuso.
A ação permitiu que os artistas transitassem do figurativo ao abstrato, formando uma coleção de beleza delicada e profunda, diversificada quanto aos estilos e uníssona em sua mensagem. A comovente movimentação dos traços, em todas as obras, reaviva valores subjetivos e resgata memórias afetivas de nossos tempos de escola.
Nosso desejo é que as obras expostas despertem a imaginação e, por consequência, os livros didáticos distribuídos gratuitamente aos alunos da Rede pública de educação sejam utilizados em toda a sua potencialidade por aqueles que, de alguma forma, deles se beneficiam.