|
FRANKFURT 2013 Brasil recebe bastão de homenageado na Feira do livro de Frankfurt
Na homenagem que receberá em 2013 na maior feira de livros do mundo, o Brasil quer apresentar a diversidade que caracteriza o país e sua literatura em múltiplos aspectos. A participação brasileira, coordenada pela Fundação Biblioteca Nacional, se sustentará em três eixos: o literário, o cultural e o econômico. O Ministério da Cultura planeja investir US$ 10 milhões em uma extensa programação cultural, que também terá investimentos do Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outros. A comitiva brasileira terá mais de 70 autores brasileiros, que estarão também em escolas, bibliotecas e outros espaços culturais tanto em Frankfurt como em outras cidades alemãs.
|
Brasil quer levar a Frankfurt a diversidade da sua literatura
Mostrar ao mundo do livro a diversidade, a exuberância e a riqueza da produção cultural brasileira, e como isso se materializa em uma literatura de qualidade, local e universal, que quer se fazer cada vez mais presente e acessível aos leitores de todo o planeta. Esse é o grande desafio a que se propõe o Brasil às vésperas de ser homenageado, pela segunda vez (a primeira foi em 1994), pela tradicional Feira do Livro de Frankfurt. “Brazil in Every Word” (Brasil em Cada Palavra) será o mote: “Um país cheio de vozes e de permanente recriação cultural.” Até 2020, o Ministério da Cultura investirá US$ 35 milhões em suas políticas de internacionalização do livro.
|
Programação cultural em Frankfurt 2013 se estenderá a museus
A programação do Brasil em Frankfurt em 2013 contará com a presença de artistas de vários setores que ocuparão os principais museus e centros culturais de Frankfurt. Entre os já reservados, está o Museu de Arte Moderna de Frankfurt (que abrigará uma exposição sobre Helio Oiticica, com extensão no Palmgarten). A programação, que acontecerá em pelo menos 16 espaços, terá também a presença das Estações Brasileiras, com shows, mostras de cinema, teatro, dança, performances e leituras. O Pavilhão Brasil terá 2.500 m2, com cenografia de Daniela Thomas e Fábio Tassara.
|
Momento especial da literatura brasileira no mundo
Ao mesmo tempo em que precisa trabalhar para promover a leitura e cuidar do seu patrimônio cultural nesta área, o Brasil se vê diante de uma grande oportunidade: ampliar a presença de sua literatura no cenário internacional. A avaliação é do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, que apresentou, em diversas ocasiões, em Frankfurt, as políticas de internacionalização da literatura do governo brasileiro e recebeu, em nome da ministra da Cultura, Marta Suplicy, o bastão de país homenageado em 2013. “Este é um momento especial para o Brasil, que vem despertando, positivamente, a atenção do mundo pelas mais diversas e boas razões”, disse ele. “E nada melhor do que a cultura e a literatura para mostrar o Brasil e os brasileiros ao mundo”.
|
|
ACERVO Atlas da Biblioteca Nacional vira patrimônio documental da UNESCO
O conjunto composto pelo Atlas e Mapa do cartógrafo Miguel Antonio Ciera (1758 e 1772), do acervo da Biblioteca Nacional, foi escolhido pela Unesco para integrar o patrimônio da seção brasileira da Memória do Mundo. A proposta foi analisada e acolhida pelos membros do Comitê do Programa MOWBrasil reunidos em setembro no Rio de Janeiro. A cerimônia de diplomação será no dia 4/12. Saiba mais sobre o projeto no portal da UNESCO.
|
|
SEGURANÇA PATRIMONIAL Biblioteca Nacional publica livro sobre salvaguarda do acervo
Na última quinta-feira, 11/10, o Coordenador de Preservação da Biblioteca Nacional, Jayme Spinelli, lançou o livro Plano de Gerenciamento de Risco – Salvaguarda e Emergência da Biblioteca Nacional, escrito em coautoria com o também especialista José Luiz Pedersoli Júnior. A obra apresenta soluções sustentáveis para a preservação do acervo da instituição e está sendo utilizada para treinar os funcionários na prevenção de incidentes e como agir caso eles aconteçam. Acesse aqui versão online do livro.
|
|
PESQUISABiblioteca Nacional publica lista de habilitados no PNAP 2012 A Fundação Biblioteca Nacional publicou nesta segunda-feira, 15/10, a lista dos projetos habilitados para o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) 2012, que tem como objetivo a concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais, desenvolvidos a partir de pesquisas nos acervos especiais da Biblioteca Nacional. O prazo para apresentação de recurso dos projetos considerados inabilitados é até a quinta-feira, dia 18/10. Veja mais informações sobre o PNAP no portal www.bn.br.
|
|
SNBP Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas lança dois novos editais
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), órgão vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, lançou dois novos editais com prazo até o próximo dia 27/10. O edital 01/2012/SNBP selecionará um projeto para desenvolvimento de pesquisa sobre as ações do SNBP. Além disso, a instituição vencedora deverá organizar um encontro de formação de gestores de bibliotecas públicas. Já o edital 02/2012/SNBP selecionará um projeto para apoiar a implantação de bibliotecas públicas no país, e para isso deverá prever ações de mobilização e orientação às prefeituras que ainda não instalaram suas bibliotecas públicas, assim como o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento e controle dessas ações. Acesse os editais no portal www.bn.br. Esclarecimentos pelo telefone (21) 2210.1134 ou pelo email snbp@bn.br.
|
|
CARAVANA DE ESCRITORES Caravanas com autores chegam a diversos estados
Com paradas em pequenas, médias e grandes cidades do País, teve início, este mês, o projeto Caravana de Escritores, feito pela Fundação Biblioteca Nacional e a Câmara Brasileira do Livro, que leva autores para promover a leitura e a literatura no território nacional. Cada cidade participante receberá ao menos três escritores, sendo que um deles deve ser da própria região. Na programação de outubro, o Rio de Janeiro recebe duas caravanas (capital e Cabo Frio); o estado de São Paulo, quatro (Presidente Prudente, São Carlos, São Paulo e Taubaté), e outras quatro serão no Rio Grande do Sul: Arroio dos Ratos, Porto Alegre, Pelotas e Sarandi. Estão participando das caravanas nomes como Nei Lopes, Ruy Castro, Affonso Romano de Sant´Anna, Audálio Dantas, Ricardo Kotscho, Cristiane Costa, Fabrício Carpinejar, Mario Prata, entre outros.
|
|
BDB "Fios das Estórias" agita o mês das crianças
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB/FBN), em Brasília, promove a exposição “Fio das Estórias” em comemoração o mês das crianças. A exposição propõe um passeio de encantamento entre frases e elementos que marcaram e marcam o imaginário de quase todos nós. A exposição está disponível até 14/11, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 23h, e aos sábados, das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (61) 3244-3015.
|
|