domingo, 28 de outubro de 2012

Arranjo de música religiosa 'perdido' de Beethoven é encontrado dois séculos depois

Arranjo para um antigo hino religioso, Pange Lingua, feito pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven, foi descoberto em uma biblioteca de Berlim.

  • Ludwig van Beethoven
    (Foto:Divulgação)
     
  • Arranjo para musica religiosa composto por Beethoven é encontrado em biblíoteca
 
Beethoven escreveu uma harmonia há 192 anos para canto gregoriano "Pa, Pange Linguange Lingua", modificando o tom na escala musical, segundo o professor da Universidade de Manchester, Barry Cooper.

O arranjo escrito em um caderno já havia sido considerado um exercício ou um esboço para outra peça. Porém ao ser melhor analisado pelo professor, que reconheceu a melodia do hino, identificou a peça de dois minutos, até então desconhecida, como uma obra de Beethoven.

O caderno com data de 1820 foi transcrito e publicado em 2010 e está na Biblioteca Estadual de Berlim.

Segundo Cooper estudiosos de Beethoven não haviam identificado a peça antes porque "parecia uma série de notas". "Quando eu olhei para ele, pensei, hey, isso não é apenas uma série de notas, mas um hino com harmonia de Beethoven".

O professor, que é o principal especialista sobre o compositor, disse que se tratava de um exemplo raro do compositor escrevendo música religiosa. "Fiquei muito surpreso quando descobri isso - eu não imaginava que ele havia escrito algo assim", disse ele. 
Ainda de acordo com o professor Cooper, a peça pode ter sido executada na cerimônia em que o patrono de Beethoven, arquiduque Rudolph da Áustria, foi feito arcebispo de Olmutz, em março de 1820, quando o compositor tinha 49 anos.
 
Para o professor William Drabkin, da Universidade de Southampton, que publicou os desenhos, “a peça adiciona uma pequena contribuição para nosso conhecimento sobre o que Beethoven estava fazendo na década de 1820".

Fonte:http://portugues.christianpost.com/news/arranjo-de-musica-religiosa-perdido-de-beethoven-e-encontrado-dois-seculos-depois-13262/