Arranjo para um antigo hino religioso, Pange Lingua, feito pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven, foi descoberto em uma biblioteca de Berlim.
- (Foto:Divulgação)
O arranjo escrito em um caderno já havia sido considerado um exercício ou um esboço para outra peça. Porém ao ser melhor analisado pelo professor, que reconheceu a melodia do hino, identificou a peça de dois minutos, até então desconhecida, como uma obra de Beethoven.
O caderno com data de 1820 foi transcrito e publicado em 2010 e está na Biblioteca Estadual de Berlim.
Segundo Cooper estudiosos de Beethoven não haviam identificado a peça antes porque "parecia uma série de notas". "Quando eu olhei para ele, pensei, hey, isso não é apenas uma série de notas, mas um hino com harmonia de Beethoven".
O professor, que é o principal especialista sobre o compositor, disse que se tratava de um exemplo raro do compositor escrevendo música religiosa. "Fiquei muito surpreso quando descobri isso - eu não imaginava que ele havia escrito algo assim", disse ele.
Ainda de acordo com o professor Cooper, a peça pode ter sido executada na cerimônia em que o patrono de Beethoven, arquiduque Rudolph da Áustria, foi feito arcebispo de Olmutz, em março de 1820, quando o compositor tinha 49 anos.
Fonte:http://portugues.christianpost.com/news/arranjo-de-musica-religiosa-perdido-de-beethoven-e-encontrado-dois-seculos-depois-13262/