terça-feira, 1 de maio de 2012

Mães leitoras entregam livros para escola do Brisa do Lago





Referência em todo o País, o programa Mães Leitoras Costurando a Leitura Para as Crianças concluiu, neste sábado (28), a segunda etapa das oficinas técnicas e práticas nas escolas de tempo integral de Arapiraca.

Iniciado em março do ano passado, na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, com a qualificação de 33 mães de alunos, o programa avançou para o bairro Jardim Esperança, mais precisamente na Escola de Tempo Integral Professora Claudecy Bispo.


As oficinas são realizadas com o apoio das monitoras Fabiana, Maria de Fátima, Maria Cristina (Tininha), que são coordenadas pela bibliotecária Wilma Nóbrega e ensinam as mães a produzir livros de pano para serem entregues aos filhos e às turmas da pré-escola de estabelecimentos de ensino da rede pública de Arapiraca.

Além de estimular o gosto pela leitura, o programa já implantou bebetecas nas Arapiraquinhas (bibliotecas digitais de bairros) e creches, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em crianças até cinco anos de idade.


Na tarde deste sábado, as mães dos alunos da Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo entregaram kits com livros de pano para a diretora da recém-inaugurada Escola de Tempo Integral Professora Cleonice Barbosa, no Conjunto Residencial Brisa do Lago, localizado na comunidade de Olho d'Água dos Cazuzinhas.

A solenidade contou com a presença da secretária de Educação, Ana Valeria Peixoto; diretora e vice-diretora da Escola de Tempo Integral Claudecy Bispo, Nara Ribeiro e professora Roseane, bem como a diretora da Escola de Tempo Integral Cleonice Barbosa, professora Silvana.

Na abertura do evento, o público cantou os hinos do Brasil e de Arapiraca. Ainda na ocasião, as diretoras Nara e Roseane elogiaram a qualidade do programa e disseram estar encantadas com o trabalho e o jeito com o qual as mães aprenderam a confeccionar livros de panos.

“As mães também levaram cultura para suas casas, com o resgate dos laços familiares. Queremos ainda agradecer a toda equipe da Secretaria de Educação. O ano de 2011 foi muito proveitoso para as nossas escolas, com a adoção de programas de incentivo à leitura e de valorização do ensino e do aprendizado”, afirmaram as gestoras.


Por sua vez, a secretária Ana Valéria Peixoto enalteceu o apoio do prefeito Luciano Barbosa para os programas adotados nos estabelecimento de ensino. “É gratificante ver de perto a satisfação das educadoras e, sobretudo, das mães interagindo com os filhos por meio da leitura e da contação de estórias”, destacou ela, adiantando que o programa vai continuar até fim do ano.

A secretária enfatizou o comprometimento da equipe do programa, revelando que a próxima oficina do Mães Leitoras Costurando a Leitura Para as Crianças ocorrerá, neste mês de maio, na Escola de Tempo Integral Manoel João, na comunidade quilombola de Carrasco, na zona rural de Arapiraca.